A economia do Brasil sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração, também responsável por parte da ocupação territorial, em um dos setores básicos da economia nacional.
A mineração é responsável pela extração das matérias-primas que são utilizadas pela maioria das indústrias, como metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica, tratamento de água, construção civil, eletroeletrônica, aeronáutica, farmacêutica, papel, cosmética e muitas outras. O setor também é um dos grandes responsáveis pela interiorização do desenvolvimento.
Em 2021, o setor mineral, incluindo a transformação dos bens minerais, representou 22,5 % do PIB chegando a 145 bilhões de dólares.
Entre as principais substâncias encontradas em território brasileiro destacam-se o nióbio, minério de ferro, ouro, bauxita, cobre, tantalita, manganês, dentre outros.
A atividade mineradora é responsável pela criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, e pela geração de divisas. Ano passado havia mais de 700.000 pessoas empregadas na mineração e o setor gerou um saldo de 41,7 bilhões de dólares na balança comercial.
O Estado de Goiás é um importante polo de desenvolvimento da mineração no País, assim como as regiões Centro-Oeste e Norte, além do seu vizinho Minas Gerais. Por esta razão Goiânia foi a cidade escolhida para sediar dois importantes eventos de 24 a 26 de maio de 2022: o 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a BRASMIN – Feira da Indústria da Mineração.
Os dois eventos contam com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Advogados – comissão Nacional de direito Minerário; da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – CSCM – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração; da ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Explosivos; da ABRAMP – Associação Brasileira dos Metais Preciosos; da ABS – Agência Brasil de Segurança; da ADIMB – Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira; da ADVB-SP – Associação Brasileira dos Dirigentes de Marketing e Vendas; da AGETUL – Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer da Prefeitura de Goiânia; ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção; da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás; do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração; do IDEA – Instituto Avançado para o Desenho Avançado; da Mining Industry Professionals; da NAP.MINERAÇÃO – Nucleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo; do SIEEG-DF – Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal; do SINBORMINAS – Sindicato das Indústrias de Artefatos e Beneficiamento de Borracha e Elastômeros no Estado de Minas Gerais; do SINDEX – Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de São Paulo; do SINDIBRITA – Sindicato da Indústria Extrativa de Pedreiras dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal; do SINDICALGE – Sindicato da Indústria do Cal e Gesso de Minas Gerais; do SINDICER – Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul; do SINDIPEDRA – Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo; do SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo; do SINICOM – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada e da SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, mostrando a amplitude que estes eventos estão gerando.
A mídia do setor também está apoiando os eventos, pois temos a adesão da revista Agregados Online; da Brasil Mining Site; da Revista Minera Crisol; da Mineração de Cabo a Rabo; da revista Panorama Minero e da revista MÁQUINAS & EQUIPAMENTOS.
O Encontro é organizado pela revista Brasil Mineral, há mais de 32 anos no setor, enquanto a exposição será organizada pela PROMA FEIRAS, com experiência de 45 anos em feiras setorizadas. A promoção internacional será da Emme, com grande experiência em eventos fora do Brasil e a ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, é a entidade realizadora do evento.
Tanto o 7º. Encontro da Média e Pequena Mineração quanto a BRASMIN têm o objetivo de discutir e realçar o papel da Média e Pequena Mineração no País, que apesar de sua grande preponderância em termos em número de empresas (a grande maioria das mais de 9 mil empresas mineradoras existentes no País são de médio e pequeno porte) e de ser responsável pela produção de bens minerais que são essenciais à qualidade de vida das pessoas, são relegadas a segundo plano nas políticas delineadas para o setor. Por seu grande número, essas empresas também são responsáveis por uma parte importante da demanda por equipamentos, produtos e serviços para mineração.
As empresas que atuam na cadeia da mineração, seja produzindo bens e serviços para essa indústria, seja como consumidora ou mesmo produtora de bens minerais, estarão presentes nesses eventos em Goiás, participando deste “salto de relacionamento e negócios” e ampliarão sua atuação nesse importante setor da economia brasileira e mundial.
O credenciamento para visitação gratuita já está aberto em www.brasmin.com.br e será aplicado todos os protocolos sanitários para a segurança dos visitantes e expositores, que estarão presentes buscando e entregando soluções para a mineração, que gera renda e empregos para todos os brasileiros.
- Inicio
Noticias
Artículos Relacionados

Minería, en la agenda del gobierno nacional: Vicuña presentó avances ante Javier Milei
La compañía detalló el desarrollo por etapas de su proyecto integrado de cobre en San Juan y ratificó su apuesta a largo plazo. Las inversiones se canalizan bajo el RIGI, en calidad de Proyecto Estratégico.
Leer más
Argentina Lithium suma a un referente global en DLE para acelerar el desarrollo de Rincón West
La compañía firmó un Memorandum of Understanding con la tecnológica china Xi’an Lanshen para avanzar hacia el estudio de factibilidad de su proyecto de salmuera en Salta, con foco en extracción directa de litio y escalabilidad industrial.
Leer más
Lithium Argentina anuncia los resultados de producción 2025 de Cauchari-Olaroz
Cauchari-Olaroz cerró 2025 con un desempeño operativo sólido en Jujuy, alcanzando niveles récord de producción trimestral y consolidando su posición como una de las principales operaciones de litio del país.
Leer más¿Querés recibir noticias del sector y de las iniciativas de Panorama Minero?
Suscribite a nuestro boletín.

La compañía detalló el desarrollo por etapas de su proyecto integrado de cobre en San Juan y ratificó su apuesta a largo plazo. Las inversiones se canalizan bajo el RIGI, en calidad de Proyecto Estratégico.

Unico Silver informó nuevos resultados de perforación en su proyecto Joaquín, que confirman una extensa mineralización somera de plata y oro oxidado y permiten avanzar directamente hacia una estimación de recursos a nivel de Estudio de Prefactibilidad.

La compañía firmó un Memorandum of Understanding con la tecnológica china Xi’an Lanshen para avanzar hacia el estudio de factibilidad de su proyecto de salmuera en Salta, con foco en extracción directa de litio y escalabilidad industrial.

Un fallo judicial en Mendoza rechazó por unanimidad todas las medidas cautelares contra el proyecto PSJ Cobre Mendocino, ratificando la validez de su Declaración de Impacto Ambiental y aportando previsibilidad regulatoria al desarrollo minero provincial.

El proyecto Formentera, ubicado en Jujuy, avanza con resultados alentadores en su programa de perforación, con muestreos de salmuera en profundidad y estudios técnicos clave para evaluar su potencial en litio y boratos.

MARA acompañó una iniciativa de formación laboral en Santa María orientada a fortalecer la inclusión social y ampliar oportunidades productivas para mujeres de zonas serranas del departamento.

Cauchari-Olaroz cerró 2025 con un desempeño operativo sólido en Jujuy, alcanzando niveles récord de producción trimestral y consolidando su posición como una de las principales operaciones de litio del país.

Los datos técnicos del sistema hídrico de Mendoza muestran que la mayor presión sobre el agua proviene del uso agrícola y de déficits históricos en infraestructura y gestión, reubicando el debate sobre el recurso en un enfoque basado en eficiencia y planificación más que en el desarrollo minero.

La provincia de Jujuy dio un paso institucional clave al crear su propio Ministerio de Minería, una decisión que busca jerarquizar al sector, consolidar su peso en la economía provincial y fortalecer la atracción de inversiones, con José Gómez como primer titular del nuevo organismo.

Glencore Pachón dio a conocer los 25 proyectos seleccionados en la cuarta edición del Programa Fondo Impulso Emprendedor, una iniciativa que busca fortalecer el entramado productivo local de Calingasta mediante inversión directa, capacitación y acompañamiento técnico a emprendedores.

La aprobación ambiental del camino de acceso a El Seguro marca un avance clave en el Malargüe Distrito Minero Occidental I, al habilitar infraestructura estratégica para el proyecto ancla del esquema provincial, mientras permanece abierto el interrogante sobre su desarrollo futuro.

El llamado contempla la contratación de servicios logísticos en el complejo minero industrial ubicado en Belén, Catamarca, con apertura de ofertas prevista para febrero de 2026.








