A economia do Brasil sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração, também responsável por parte da ocupação territorial, em um dos setores básicos da economia nacional.
A mineração é responsável pela extração das matérias-primas que são utilizadas pela maioria das indústrias, como metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica, tratamento de água, construção civil, eletroeletrônica, aeronáutica, farmacêutica, papel, cosmética e muitas outras. O setor também é um dos grandes responsáveis pela interiorização do desenvolvimento.
Em 2021, o setor mineral, incluindo a transformação dos bens minerais, representou 22,5 % do PIB chegando a 145 bilhões de dólares.
Entre as principais substâncias encontradas em território brasileiro destacam-se o nióbio, minério de ferro, ouro, bauxita, cobre, tantalita, manganês, dentre outros.
A atividade mineradora é responsável pela criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, e pela geração de divisas. Ano passado havia mais de 700.000 pessoas empregadas na mineração e o setor gerou um saldo de 41,7 bilhões de dólares na balança comercial.
O Estado de Goiás é um importante polo de desenvolvimento da mineração no País, assim como as regiões Centro-Oeste e Norte, além do seu vizinho Minas Gerais. Por esta razão Goiânia foi a cidade escolhida para sediar dois importantes eventos de 24 a 26 de maio de 2022: o 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a BRASMIN – Feira da Indústria da Mineração.
Os dois eventos contam com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Advogados – comissão Nacional de direito Minerário; da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – CSCM – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração; da ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Explosivos; da ABRAMP – Associação Brasileira dos Metais Preciosos; da ABS – Agência Brasil de Segurança; da ADIMB – Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira; da ADVB-SP – Associação Brasileira dos Dirigentes de Marketing e Vendas; da AGETUL – Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer da Prefeitura de Goiânia; ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção; da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás; do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração; do IDEA – Instituto Avançado para o Desenho Avançado; da Mining Industry Professionals; da NAP.MINERAÇÃO – Nucleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo; do SIEEG-DF – Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal; do SINBORMINAS – Sindicato das Indústrias de Artefatos e Beneficiamento de Borracha e Elastômeros no Estado de Minas Gerais; do SINDEX – Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de São Paulo; do SINDIBRITA – Sindicato da Indústria Extrativa de Pedreiras dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal; do SINDICALGE – Sindicato da Indústria do Cal e Gesso de Minas Gerais; do SINDICER – Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul; do SINDIPEDRA – Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo; do SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo; do SINICOM – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada e da SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, mostrando a amplitude que estes eventos estão gerando.
A mídia do setor também está apoiando os eventos, pois temos a adesão da revista Agregados Online; da Brasil Mining Site; da Revista Minera Crisol; da Mineração de Cabo a Rabo; da revista Panorama Minero e da revista MÁQUINAS & EQUIPAMENTOS.
O Encontro é organizado pela revista Brasil Mineral, há mais de 32 anos no setor, enquanto a exposição será organizada pela PROMA FEIRAS, com experiência de 45 anos em feiras setorizadas. A promoção internacional será da Emme, com grande experiência em eventos fora do Brasil e a ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, é a entidade realizadora do evento.
Tanto o 7º. Encontro da Média e Pequena Mineração quanto a BRASMIN têm o objetivo de discutir e realçar o papel da Média e Pequena Mineração no País, que apesar de sua grande preponderância em termos em número de empresas (a grande maioria das mais de 9 mil empresas mineradoras existentes no País são de médio e pequeno porte) e de ser responsável pela produção de bens minerais que são essenciais à qualidade de vida das pessoas, são relegadas a segundo plano nas políticas delineadas para o setor. Por seu grande número, essas empresas também são responsáveis por uma parte importante da demanda por equipamentos, produtos e serviços para mineração.
As empresas que atuam na cadeia da mineração, seja produzindo bens e serviços para essa indústria, seja como consumidora ou mesmo produtora de bens minerais, estarão presentes nesses eventos em Goiás, participando deste “salto de relacionamento e negócios” e ampliarão sua atuação nesse importante setor da economia brasileira e mundial.
O credenciamento para visitação gratuita já está aberto em www.brasmin.com.br e será aplicado todos os protocolos sanitários para a segurança dos visitantes e expositores, que estarão presentes buscando e entregando soluções para a mineração, que gera renda e empregos para todos os brasileiros.
- Inicio
Noticias
Artículos Relacionados

La minería en el mapa global: el lugar de Argentina en el nuevo índice del ICMM
El nuevo Mining Contribution Index ubica a la Argentina entre las economías con menor peso relativo del sector.
Leer más
Europa, ¿del interés a la acción? Francia y la UE avanzan con financiamiento estratégico para la minería y la energía en Argentina
Comenzarán a concretar inversiones en infraestructura energética y minera, con un crédito de hasta US$400 millones para San Juan.
Leer más
Récord histórico de exportaciones mineras: el oro sostiene los números, el litio empuja y el cobre espera su turno
Entre enero y septiembre de 2025, la minería argentina exportó US$ 4.213 millones, con el oro como principal impulsor del crecimiento. Las cifras muestran expansión, pero también concentración.
Leer más¿Querés recibir noticias del sector y de las iniciativas de Panorama Minero?
Suscribite a nuestro boletín.

Se logró en la jornada “Minería, Patrimonio y Comunidad: Diálogos para una transición sostenible en la Puna”, encuentro organizado en el anfiteatro de la Facultad de Ingeniería por los medios especializados Prensa GeoMinera y Jujuy Económico, donde se contó con la participación de académicos, estudiantes, autoridades universitarias, funcionarios y representantes del sector minero.

En un comunicado emitido en su página de LinkedIn, Larocca Minería confirmó el estado actual de sus instalaciones tras la explosión en el Polo Industrial Spegazzini, y detalló cómo continuará operando.

El Gobierno calificó a la declaración conjunta como “tremenda e histórica”, mientras que Estados Unidos habla de una “alianza económica basada en valores democráticos compartidos”.

Kim Prior, CEO de ALABC (Australia–Latin America Business Council), resalta las sinergias y oportunidades entre las empresas australianas y de América Latina, con especial énfasis en el sector minero.

Argenta Silver Corp. anunció el quinto y último grupo de resultados de ensayos de su Programa de Perforación Diamantina de Invierno 2025 en su proyecto El Quevar, de propiedad 100%, ubicado en la provincia de Salta.

Ubicado en la provincia de San Juan, Orvana evaluará el potencial más amplio de Taguas.

Ubicada en la provincia de Santa Cruz, la operación gerenciada por AngloGold Ashanti mostró un aumento del 2% en la producción de oro en comparación con el año anterior.

Técnicos de los Departamentos de Cierre de Minas y Evaluación de Programas Especiales de la Dirección Provincial de Gestión Ambiental Minera (DiPGAM) llevaron adelante una nueva inspección en el Proyecto Bajo de la Alumbrera, actualmente en etapa de cierre progresivo.

Lithium Argentina AG anunció los resultados del Estudio de Alcance del proyecto de salmuera de litio Pozuelos - Pastos Grandes, ubicado en la provincia de Salta.

El programa ha sido diseñado para refinar los objetivos dentro de una zona de alteración de 500 m × 250 m, antes de posibles campañas de zanjeo y perforación.

La alianza entre Ganfeng y Lithium Argentina avanza con la autorización ambiental para uno de los desarrollos más ambiciosos del país en litio. El inicio de la construcción marcará la fusión de tres iniciativas en una sola plataforma productiva de escala global.

En días recientes, se informó del interés de Grupo México en participar en las privatizaciones de los ferrocarriles Belgrano Cargas y San Martín.











