A economia do Brasil sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração, também responsável por parte da ocupação territorial, em um dos setores básicos da economia nacional.
A mineração é responsável pela extração das matérias-primas que são utilizadas pela maioria das indústrias, como metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica, tratamento de água, construção civil, eletroeletrônica, aeronáutica, farmacêutica, papel, cosmética e muitas outras. O setor também é um dos grandes responsáveis pela interiorização do desenvolvimento.
Em 2021, o setor mineral, incluindo a transformação dos bens minerais, representou 22,5 % do PIB chegando a 145 bilhões de dólares.
Entre as principais substâncias encontradas em território brasileiro destacam-se o nióbio, minério de ferro, ouro, bauxita, cobre, tantalita, manganês, dentre outros.
A atividade mineradora é responsável pela criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, e pela geração de divisas. Ano passado havia mais de 700.000 pessoas empregadas na mineração e o setor gerou um saldo de 41,7 bilhões de dólares na balança comercial.
O Estado de Goiás é um importante polo de desenvolvimento da mineração no País, assim como as regiões Centro-Oeste e Norte, além do seu vizinho Minas Gerais. Por esta razão Goiânia foi a cidade escolhida para sediar dois importantes eventos de 24 a 26 de maio de 2022: o 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a BRASMIN – Feira da Indústria da Mineração.
Os dois eventos contam com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Advogados – comissão Nacional de direito Minerário; da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – CSCM – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração; da ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Explosivos; da ABRAMP – Associação Brasileira dos Metais Preciosos; da ABS – Agência Brasil de Segurança; da ADIMB – Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira; da ADVB-SP – Associação Brasileira dos Dirigentes de Marketing e Vendas; da AGETUL – Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer da Prefeitura de Goiânia; ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção; da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás; do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração; do IDEA – Instituto Avançado para o Desenho Avançado; da Mining Industry Professionals; da NAP.MINERAÇÃO – Nucleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo; do SIEEG-DF – Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal; do SINBORMINAS – Sindicato das Indústrias de Artefatos e Beneficiamento de Borracha e Elastômeros no Estado de Minas Gerais; do SINDEX – Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de São Paulo; do SINDIBRITA – Sindicato da Indústria Extrativa de Pedreiras dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal; do SINDICALGE – Sindicato da Indústria do Cal e Gesso de Minas Gerais; do SINDICER – Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul; do SINDIPEDRA – Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo; do SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo; do SINICOM – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada e da SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, mostrando a amplitude que estes eventos estão gerando.
A mídia do setor também está apoiando os eventos, pois temos a adesão da revista Agregados Online; da Brasil Mining Site; da Revista Minera Crisol; da Mineração de Cabo a Rabo; da revista Panorama Minero e da revista MÁQUINAS & EQUIPAMENTOS.
O Encontro é organizado pela revista Brasil Mineral, há mais de 32 anos no setor, enquanto a exposição será organizada pela PROMA FEIRAS, com experiência de 45 anos em feiras setorizadas. A promoção internacional será da Emme, com grande experiência em eventos fora do Brasil e a ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, é a entidade realizadora do evento.
Tanto o 7º. Encontro da Média e Pequena Mineração quanto a BRASMIN têm o objetivo de discutir e realçar o papel da Média e Pequena Mineração no País, que apesar de sua grande preponderância em termos em número de empresas (a grande maioria das mais de 9 mil empresas mineradoras existentes no País são de médio e pequeno porte) e de ser responsável pela produção de bens minerais que são essenciais à qualidade de vida das pessoas, são relegadas a segundo plano nas políticas delineadas para o setor. Por seu grande número, essas empresas também são responsáveis por uma parte importante da demanda por equipamentos, produtos e serviços para mineração.
As empresas que atuam na cadeia da mineração, seja produzindo bens e serviços para essa indústria, seja como consumidora ou mesmo produtora de bens minerais, estarão presentes nesses eventos em Goiás, participando deste “salto de relacionamento e negócios” e ampliarão sua atuação nesse importante setor da economia brasileira e mundial.
O credenciamento para visitação gratuita já está aberto em www.brasmin.com.br e será aplicado todos os protocolos sanitários para a segurança dos visitantes e expositores, que estarão presentes buscando e entregando soluções para a mineração, que gera renda e empregos para todos os brasileiros.
- Inicio
Noticias
¿Querés recibir noticias del sector y de las iniciativas de Panorama Minero?
Suscribite a nuestro boletín.

Japón: Catamarca despliega agenda para impulsar inversiones en minería
La delegación catamarqueña inició esta semana una intensa agenda en la ciudad de Tokio con la mirada puesta en captar nuevas inversiones para el desarrollo de su industria minera.

Catamarca presentó su potencial minero en la feria CIFIT de China: CAMYEN busca atraer inversión estratégica
En el marco de la 25ª edición de la Feria Internacional de Inversiones y Comercio de China (CIFIT), celebrada en la ciudad de Xiamen del 8 al 11 de septiembre, la provincia de Catamarca desplegó una agenda de alto nivel para posicionar su potencial minero ante inversores globales.

Catamarca: Zijin-Liex pone en marcha Tres Quebradas en Fiambalá
La puesta en marcha de Tres Quebradas, el segundo emprendimiento de litio en la provincia de Catamarca, un nuevo hito para la minería Argentina.

Vicuña Corp. anunció nombramiento de nuevo CEO
Lundin Mining Corporation anunció que el Directorio de Vicuña Corp., una empresa conjunta en partes iguales (50/50) entre Lundin Mining y BHP, que posee los yacimientos consolidados de Filo del Sol y Josemaría (conjuntamente el Proyecto Vicuña), ha aprobado el nombramiento de Ron Hochstein como Director Ejecutivo (CEO) de Vicuña, con efecto a partir del 7 de noviembre de 2025.

Autoridades de Zijin-Liex iniciaron visita oficial en Catamarca
Este encuentro se realiza en el marco del inicio de producción de litio en el proyecto Tres Quebradas, en Fiambalá.

San Juan: Orvana brindó una actualización de la exploración en el proyecto Taguas
La estrategia de Orvana Minerals en el Proyecto Taguas –ubicado en la provincia de San Juan– se ha centrado en la mineralización de óxidos. La compañía está ampliando su estrategia para incluir recursos sulfurados y evaluar el potencial de pórfido de cobre-oro en profundidad.

Lindero se convierte en la primera mina híbrida de la Puna Argentina
La operación de Mansfield Minera incorporó energía solar a su sistema, logrando una reducción del 40% en el uso de combustibles fósiles.

San Juan: Minería digitaliza su Catastro Minero
Con esta modernización, la nueva gestión avanza hacia un sistema digital, ágil y transparente, que fortalece la institucionalidad minera y abre nuevas oportunidades de desarrollo.

"Estamos ante una herramienta histórica que nos hace más competitivos"
El Ministro de Minería de San Juan, Juan Pablo Perea, presentó los detalles de la digitalización del padrón minero, una herramienta decisiva para la toma de inversiones.

Volatilidad en el mercado del litio: Catamarca será sede de un debate global con gobiernos y compañías líderes
Según un último informe de la Secretaría de Minería de la Nación, el precio del carbonato de litio en Asia promedió en julio US$8.477 por tonelada, un repunte mensual del 4,7% tras la suspensión de operaciones en China. Aunque se mantiene 33% por debajo del nivel de 2024, la suba reavivó el debate sobre la seguridad de la oferta y la creciente demanda de vehículos eléctricos.

Anglo American y Teck se fusionan y dan origen a un nuevo gigante global del cobre
La nueva compañía, Anglo Teck, combinará seis activos cupríferos de clase mundial y tendrá sede en Canadá.

Salta: Fortuna Mining acelera tareas de exploración en Cerro Lindo y Arizaro
Fortuna Mining, operadora de la mina Lindero, informó de avances en los proyectos Cerro Lindo y Arizaro, este último en el área de influencia de la mina Lindero.