A economia do Brasil sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração, também responsável por parte da ocupação territorial, em um dos setores básicos da economia nacional.
A mineração é responsável pela extração das matérias-primas que são utilizadas pela maioria das indústrias, como metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica, tratamento de água, construção civil, eletroeletrônica, aeronáutica, farmacêutica, papel, cosmética e muitas outras. O setor também é um dos grandes responsáveis pela interiorização do desenvolvimento.
Em 2021, o setor mineral, incluindo a transformação dos bens minerais, representou 22,5 % do PIB chegando a 145 bilhões de dólares.
Entre as principais substâncias encontradas em território brasileiro destacam-se o nióbio, minério de ferro, ouro, bauxita, cobre, tantalita, manganês, dentre outros.
A atividade mineradora é responsável pela criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, e pela geração de divisas. Ano passado havia mais de 700.000 pessoas empregadas na mineração e o setor gerou um saldo de 41,7 bilhões de dólares na balança comercial.
O Estado de Goiás é um importante polo de desenvolvimento da mineração no País, assim como as regiões Centro-Oeste e Norte, além do seu vizinho Minas Gerais. Por esta razão Goiânia foi a cidade escolhida para sediar dois importantes eventos de 24 a 26 de maio de 2022: o 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a BRASMIN – Feira da Indústria da Mineração.
Os dois eventos contam com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Advogados – comissão Nacional de direito Minerário; da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – CSCM – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração; da ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Explosivos; da ABRAMP – Associação Brasileira dos Metais Preciosos; da ABS – Agência Brasil de Segurança; da ADIMB – Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira; da ADVB-SP – Associação Brasileira dos Dirigentes de Marketing e Vendas; da AGETUL – Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer da Prefeitura de Goiânia; ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção; da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás; do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração; do IDEA – Instituto Avançado para o Desenho Avançado; da Mining Industry Professionals; da NAP.MINERAÇÃO – Nucleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo; do SIEEG-DF – Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal; do SINBORMINAS – Sindicato das Indústrias de Artefatos e Beneficiamento de Borracha e Elastômeros no Estado de Minas Gerais; do SINDEX – Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de São Paulo; do SINDIBRITA – Sindicato da Indústria Extrativa de Pedreiras dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal; do SINDICALGE – Sindicato da Indústria do Cal e Gesso de Minas Gerais; do SINDICER – Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul; do SINDIPEDRA – Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo; do SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo; do SINICOM – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada e da SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, mostrando a amplitude que estes eventos estão gerando.
A mídia do setor também está apoiando os eventos, pois temos a adesão da revista Agregados Online; da Brasil Mining Site; da Revista Minera Crisol; da Mineração de Cabo a Rabo; da revista Panorama Minero e da revista MÁQUINAS & EQUIPAMENTOS.
O Encontro é organizado pela revista Brasil Mineral, há mais de 32 anos no setor, enquanto a exposição será organizada pela PROMA FEIRAS, com experiência de 45 anos em feiras setorizadas. A promoção internacional será da Emme, com grande experiência em eventos fora do Brasil e a ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, é a entidade realizadora do evento.
Tanto o 7º. Encontro da Média e Pequena Mineração quanto a BRASMIN têm o objetivo de discutir e realçar o papel da Média e Pequena Mineração no País, que apesar de sua grande preponderância em termos em número de empresas (a grande maioria das mais de 9 mil empresas mineradoras existentes no País são de médio e pequeno porte) e de ser responsável pela produção de bens minerais que são essenciais à qualidade de vida das pessoas, são relegadas a segundo plano nas políticas delineadas para o setor. Por seu grande número, essas empresas também são responsáveis por uma parte importante da demanda por equipamentos, produtos e serviços para mineração.
As empresas que atuam na cadeia da mineração, seja produzindo bens e serviços para essa indústria, seja como consumidora ou mesmo produtora de bens minerais, estarão presentes nesses eventos em Goiás, participando deste “salto de relacionamento e negócios” e ampliarão sua atuação nesse importante setor da economia brasileira e mundial.
O credenciamento para visitação gratuita já está aberto em www.brasmin.com.br e será aplicado todos os protocolos sanitários para a segurança dos visitantes e expositores, que estarão presentes buscando e entregando soluções para a mineração, que gera renda e empregos para todos os brasileiros.
¿Querés recibir noticias del sector y de las iniciativas de Panorama Minero?
Suscribite a nuestro boletín.

Cobre en San Juan: Empresa australiana completa campaña inicial de perforación en el proyecto TMT
La compañía Belararox Limited alcanzó una profundidad objetivo de 1.305 metros en Tambo South, confirmó mineralización de cobre asociada a múltiples intrusiones y finalizó la temporada de campo 2024/2025 de manera segura. Los resultados de laboratorio y la actualización de modelos geológicos se esperan para las próximas semanas.

La adopción de inteligencia artificial avanza en minería y recursos naturales, pero persisten desafíos estratégicos
Un nuevo estudio de Accenture revela que, si bien el 59% de las empresas de recursos naturales ya implementó agentes de IA, la adopción masiva de tecnologías generativas y la preparación de la fuerza laboral aún muestran rezagos críticos.

Grupo Calidra anunció que impulsará la restauración de flora nativa en San Juan
La empresa del sector calero inauguró en San Juan su primer vivero de especies nativas, un paso clave en su estrategia ambiental para restaurar ecosistemas y fortalecer la relación con las comunidades.

Expomin 2025: Chile, Latinoamérica y la minería frente al desafío global de la transformación energética
Con cifras récord de participación, debates de alto nivel y una agenda centrada en innovación, sostenibilidad y geopolítica, Expomin 2025 reafirmó el papel estratégico de Chile y América Latina en el nuevo orden global de los recursos críticos.

Precios mineros al alza: el índice de exportaciones argentinas crece un 3% impulsado por el oro y el cobre
En base a un último informe de la Secretaría de Minería, el mercado global de minerales mostró en marzo una marcada volatilidad, reflejo de un entorno internacional signado por la incertidumbre macroeconómica, tensiones geopolíticas y reconfiguraciones en las políticas comerciales de las principales potencias. En este contexto, el índice de precios de las exportaciones argentinas de minerales registró un incremento intermensual del 3%, consolidándose en niveles históricamente elevados.

Catamarca: Integrantes de la Cámara de Proveedores Mineros de Santa María recorrieron instalaciones del Proyecto MARA
El encuentro se realizó en el marco del programa “Puertas Abiertas”, con el objetivo de conocer de cerca los procesos y avances en materia de minería sustentable.

Arminera: tecnología, sustentabilidad y negocios en su edición 2025
Del 20 al 22 de mayo, la industria minera argentina vivirá una de sus citas más relevantes del año: Arminera 2025. Más de 300 empresas ocuparán los 20.000 m² del predio de La Rural en Buenos Aires para presentar las últimas innovaciones que están transformando el ecosistema minero a nivel local y regional.

Cobre: Glencore y el Gobierno de Catamarca apuntalan el futuro de MARA
En un momento clave para la minería del cobre en Argentina, Glencore presentó los avances del Proyecto MARA —una de las iniciativas cupríferas más relevantes del país— mediante un encuentro institucional con el gobernador de Catamarca, Raúl Jalil.

Catamarca: El Corredor Bioceánico y el rol clave de la minería
Catamarca proyecta su producción al continente Asiático y otros mercados del mundo desde puertos chilenos de aguas profundas

AbraSilver anuncia un nuevo descubrimiento de cobre en el Proyecto La Coipita
La perforación confirma una zona de enriquecimiento secundario de alta ley dentro de un gran sistema de pórfido.

Lunahuasi: Resultados destacados provenientes de actividades de perforación
NGEx Minerals Ltd. presentó la quinta actualización de su actual programa de perforación Fase 3 en el proyecto de cobre, oro y plata de alta ley ubicado en la provincia de San Juan.

Astra Exploration comienza perforaciones en La Manchuria
La empresa junior ha recibido ingresos de aproximadamente C$1.025.000.